TV fala da censura em animes

publicado em  

Pergunte a qualquer fã de anime, e eles irão te dizer: desenhos animados do Japão são diferentes dos do resto do mundo. Nesta última segunda (06/08), esta questão foi explorada na TV Japonesa, e o público japonês ficou surpreso ao saber que na América, os animes são editados.

O programa que falou sobre o tema se chama "Sekai Marumie!" (世界まる見え! / "O Mundo Exposto!"), nele, um grupo de estrangeiros são convidados para mostrar notícias de seu país para os espectadores japoneses. No programa desta segunda, um convidado americano falou sobre como os animes são alterados quando chegam à América.

As imagens exibidas no programa, foram censuras na nudez dos personagens. No Japão, existe uma grande diferença entre nudez e sexo. Portanto, é comum ver partes intimas, mesmo em animes dirigidos às crianças.
Por lá, existe uma tradição de nudez pública, como em banhos públicos ("Sentou") e nascentes de água quente ("Onsen"), onde as pessoas geralmente ficam frente a frente com estranhos nus. A censura no conteúdo pornô adulto, não reflete necessariamente nas atitudes do país para a nudez. A censura que o governo japonês impõe, é apenas no erotismo e em relações sexuais.

Na América, no entanto, apesar da pornografia explícita ser liberada para adultos, existe regras muito conservadoras sobre o que pode ser apresentado na TV, especialmente em desenhos animados.

O programa Sekai Marumie! exibiu um clipe do anime InuYasha. Nele, a versão japonesa mostrava seios femininos, no entanto, a versão americana tirou os seios. Outro clipe mostrou a versão japonesa do anime Belzebu, onde era possível ver o órgão sexual do baby Beel, já na versão americana foi colocada uma fralda.

Enquanto cenas como estas são muito comuns para os fãs de animes ocidentais, é interessante ver as reações dos apresentadores do programa japonês. Muitos nem sabiam que existia este tipo de censura em cima dos animes.




Comentários
Gustavo  

Nos ocidentais somos muito recalcados, não acredito que seja uma caracteristica boa da nossa cultura. Mas nem sempre foi assim, a nudez foi condenada com o surgimento do Cristianismo e fanatismo religioso, como no Oriente Médio, os aborigenas americanos e africanos, romanos e gregos antigos e orientais nunca tiveram problemas com a nudez pública, era algo natural, em banhos, praças. Aqui nudez é sinonimo de sexo, coisas que tem nada a ver.

Gustavo  

Por isso nossa sociedade baseada no cristinismo existem inumeros maniacos, fanatismo doente, escandalos sexuais, porque foi marcada na nossa cultura a marginalização de algo natural.

Anônimo  

E no Ocidente, a sociedade é tão hipócrita (Brasil principalmente), que enquanto reclama da nudez e violência nos animes, permite que menores de idade assistam novelas, reality shows e telejornais com tais conteúdos. Como se ver a nudez e violência reais fossem mais aceitáveis do que a nudez e violência dos animes...Dois pesos e duas medidas para a mesma questão.

Anônimo  

Sem contar o carnaval.