Sobre Nyotaimori

publicado em  

Nyotaimori é aquela prática de comer sushi, tendo uma mulher nua como prato. Ela não é tão popular no Japão, porém é uma tradição que sobrevive no Ocidente.

Durante os anos 90, graças a filmes de Hollywood como "Rising Sun", o conceito "nyotaimori" foi disseminado no exterior. Por exemplo, um restaurante em Miami chamado Kung Fu Kitchen and Sushi está servindo um nyotaimori especial no valor de 500 dólares, até o final de setembro. Neste restaurante, modelos nus (masculinos e femininos) estão disponíveis a sua escolha. Enquanto os modelos americanos são desinfectados e seus orgãos genitais cobertos por folhas de bananeira, a prática da nyotaimori é algo muito difícil de se encontrar no Japão.

O escritor Jake Adelstein, do livro Tokyo Vice, ressalta que embora a prática do nyotamori ainda aconteça no Japão, ela está ficando cada vez menos popular entre os yakuza, que hoje não tem tanto interesse por isso.

Para o público em geral, o nyotaimori existe em um sentido limitado, como algo para o entretenimento sexual. Uma stripper de Tokyo disse para o jornal Japan Times, que a prática de nyotaimori é muito rara na vida noturna do Japão atual.

Existiu, aparentemente, um estabelecimento nyotaimori no destrito de Shinjuku, durante a década de 90, onde peixe cru era misturado a serviços sexuais. Porém, foi logo fechado por autoridades de saúde. Existem leis muito rigídas no Japão, quanto a manipulação de alimento. Nos restaurantes de sushi, chefes tem que usar luvas de plástico ao manusear o peixe cru. E servir alimento cru no corpo de alguém, não é visto como algo higiênico: pois o corpo aquece a carne crua, o que pode gerar problemas. No entanto, a prática continua fascinando o mundo fora do Japão, e ainda aparece em representações Ocidentais de como o Japão é.

Nyotaimori é muito mais uma coisa que existe fora do Japão, do que dentro dele.

No Ocidente, o nyotaimori é promovido como uma "cultura tradicional japonesa". No entanto, no Japão, não existem muitas informações sobre essa prática. Algo que existiu a margem da cultura, algo da indústria do sexo, está longe de ser algo tradicional.

Então, se você está ansioso para comer um peixe cru no corpo de uma mulher (ou homem), é mais fácil procurar fora do Japão. Mas que uma coisa fique bem clara: você não estará experimentando a "cultura tradicional japonesa".
Comentários