Prefeito de Osaka e fantoches

publicado em  

O prefeito de Osaka, Toru Hashimoto, parece odiar fantoches. Você pode estar pensando: "Ele não deve gostar de marionetes que satirizam políticos", mas os bonecos que Hashimoto criticou são os tradicionais fantoches feitos a mão, que fazem parte de um estilo de teatro chamado "Bunraku".

Bunraku é uma antiga tradição teatral japonesa, onde viajantes contadores de história com fantoches viajavam de cidade em cidade pata proporcionar entretenimento, no Japão medieval. Uma das primeiras referências sobre o Bunraku vem de Osaka, quando Takemoto Gidayu criou um teatro de marionetes em 1984. A partir daí, os teatros começaram a se espalhar pela região.

Hasimoto tem seus próprios problemas com as peças, ao assistir a uma performance recente, ele disse que ela foi "insatisfatória". Ele disse: "Eu entendo que isso deva ser preservado como uma forma de arte antiga, mas realmente falta alguma coisa nessas apresentações". Ele também comentou sobre a encenação insatisfatória, e disse que nunca mais quer ver uma peça Bunkraku na vida.

No ano passado, o governo de Osaka cortou 25% do financiamento concedido a associação que promove o Bunraku na região.
Comentários