Estudantes cantam para anime

publicado em  

Uma canção gravada por estudantes de uma escola secundária em Shimada, da província de Shizuoka, foi usada como tema de encerramento do anime "Himeyuri" (Star lily), que fala sobre um grupo de estudantes do ensino médio, que serviram de enfermeiros durante a batalha de Okinawa. Batizada de "Wakare no Uta" (Canção do adeus), ela foi realizada por alunos do terceiro ano.

O filme foi produzido pela Himeyuri Alumnae Incorporated Foundation, que administra o museu Himeyuri Peace, em Okinwa. O museu foi criado para homenagear as garotas conhecidas como Himeyuri, que eram alunas de ensino médio que serviram como enfermeiras para o Exército Imperial Japonês, sendo que muitas delas foram mortas durante a batalha, em 1945.

O anime completo foi exibido no museu, no dia 15 de agosto.

As estudantes “Himeyuri" haviam ensaiado a mesma música para a sua cerimônia de formatura, mas nunca tiveram a chance de realizá-la, porque as batalhas se intensificaram. Com o fim da guerra, a música foi cantada em serviços fúnebres.

Desde o ano de 2001 a prefeitura de Okinawa tem sido o destino anual de estudantes do terceiro ano. Os alunos ouvem histórias de sobreviventes e cantam a "Wakare no Uta", que eles praticam antes da visita.

Alguns sobreviventes derramam lágrimas enquanto ouvem a música. A pedido de pessoas próximas a produção do anime, foi decidido que a música cantada pelos alunos seria usada como tema de encerramento do longa metragem.
Comentários