Londres ressuscita moda Lolita

publicado em  

As ligações estreitas entre a moda japonesa "Lolita" e o design britânico são objetos de uma nova exposição no famoso museu de Londres Victoria and Albert.

Além de espadas de samurai e porcelanas do século 17, o museu irá exibir nove manequins com roupas da moda de rua contemporânea japonesa. A exposição batizada de "Kitty and the Bulldog: Lolita fashion and the influence of Britain" (Moda Lolita e a influência na Grã-Betanha), se centra no estilo "Lolita", que ficou famoso entre as jovens japonesas na década de 90.

O museu define o movimento como "uma forma radical de estilo que nasceu na rua", e destingue três diferentes gêneros: a "Sweet Lolita" (muitos babados); a "Gothic Lolita" (macabro e chamativo) e a "Punk Lolita" (com muitas correntes).

A exposição traça uma influência do design britânico nos três estilos. O look "Sweet Lolita" está enraizado na literatura infantil vitoriana; o "Gothic Lolita" é inspirado na androginia, caracterizado na década de 70 pelo britânico David Bowie; e a "Punk Lolita" reflete a moda punk britânica da década de 70.

O estilo chegou à Europa no começo dos anos 2000, na sequencia da cultura anime e mangá. A exposição vai até o dia 27 de janeiro de 2013.

Comentários