Japão: Guarda-chuva masculino

publicado em  

As japonesas usaram durante séculos chapéus ou "higasas" (uma espécie de guarda-chuva), para se proteger do calor no verão. Com verões cada vez mais quentes, uma nova tendência começou a surgir entre os japoneses: os guarda-chuvas masculinos.

"Houve um aumento na demanda por guarda-chuva para homens comparado com o último verão", disse Mayumi Mio, um porta-voz da loja de departamentos Takashimaya, de Tóquio. "A maioria dos compradores são empregados de empresas, que tem que sair do escritório para irem a alguma reunião. Eles acham que é falta de educação aparecer em uma reunião todo suado e exausto com o calor".

Pele branca tem sido o desejo das mulheres asiáticas, os homens japoneses estão se tornando cada vez mais adeptos nesses últimos anos. Mas o verdadeiro aumento nas vendas dos guarda-chuvas aconteceu no verão passado, com o corte de energia, após os desastres de março, quando os japoneses começaram a procurar novas maneiras de vencer o calor.

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, a combinação de roupas com mangas curtas, sem gravata e um guarda-chuva, pode cortar até 20% do estresse térmico.

Enquanto os guarda-chuvas femininos utilizam cores mais claras, como rosa, branco e vermelho. O masculino utiliza tons mais sombrios, como azul, cinza e verde. Eles também tendem a serem maiores.

O Japão atualmente está passando por uma onda de calor que enviou as temperaturas nas áreas em torno de Tóquio para mais de 37°C.
Comentários