Ilumine sua casa com pães

publicado em  

Yukiko Morita (foto acima) come pães nas refeições, pães no lanche e ainda não é o suficiente...

A jovem de 26 anos de idade, que mora em Kyoto, transformou sua fixação por sua comida favorita em uma forma de arte. Ela criou a "Pampshades", luminárias feitas de baguetes francesas "reais". O nome é uma brincadeira com a palavra japonesa "pan" (pão).

"Eu acho os pães realmente bonitos. Eu amo suas curvas redondas. Eu queria um display feito de pão no meu quarto para que eu pudesse admirá-lo o tempo todo", explicou Morita.

Sua inspiração veio quando ela ainda estudava na Universidade de Artes em Kyoto. Um dia, Morita estava em sua escola finalizando um projeto de arte, ela estava mordiscando as partes mole de uma baguete que ela tinha trazido da padaria onde trabalhava. Quando tinha feito um buraco no centro de sua baguete, ela decidiu coloca-la contra a luz do sol que estava entrando na sala. Instantaneamente seu pão se transformou em um planeta radiante. Ela tentou colocar uma lâmpada incandescente dentro do pão, e adorou o efeito!

O primeiro protótipo não durou muito tempo, o pão foi queimado pelo calor. Mas Morita continuou a trabalhar em sua obra, foi um longo processo de tentativas e erros. Ela trabalhou em cerca de 300 protótipos. Em janeiro ela completou seu abajur de baguete, aplicando ao pão seco um revestimento de resina, e trocando a lâmpada para uma de LED.

Ela começou como um hobby, mas hoje seu trabalho já é reconhecido, e está a venda em algumas lojas de Kyoto custando de 2.800 ienes (R$ 71,75) a 5.000 ienes (R$ 128,12).
Comentários