Animes concorrendo ao Oscar?

publicado em  

Sete curtas animados, criados por artistas japoneses, estão indicados a prêmios no 14º Hiroshima International Animation Festival, realizado de 23 a 27 de agosto.

O festival de animação bianual tem sido realizado desde 1985. Ele é um dos quatro principais festivais de animação do mundo, juntamente com o Annecy International Animated Film Festival na França, o Ottawa International Animation Festival no Canadá e o Animafest Zagreb na Croácia. Ele também serve como uma fase de qualificação para os prêmios da academia dos EUA, o grande vencedor receberá uma indicação ao Oscar na categoria curta-metragem.

Neste ano, um total de 2.110 estavam inscritos, de 63 países e regiões, quebrando pela primeira vez o limite de 2 mil. Destes, 66 foram nomeados a prêmios. E incluem os japoneses:

"The Light" de Yuta Sukegawa;

"Rain Town" de Hiroyasu Ishida;

"Sponchoi Pispochoi" de Ikue Sugidono e Miyako Nishio;

"Yonalure: Moment to Moment" de Ayaka Nakata e Yuki Sakitani;

E "Futon" de Yoriko Mizushiri.

Além disso, o curta "The Great Rabbit" de Atsuki Wada, que foi co-produzido com uma empresa francesa, e já ganhou um Urso de Prata na categoria curta-metragem no 62º Berlin International Film Festival, também recebeu uma indicação.

E o curta "Muybridge's Strings" (imagem acima), criado pelo aclamado artista Koji Yamamura, que foi co-produzido com o National Film Board do Canadá, também irá competir no festival. A animação já ganhou vários prêmios, incluindo um prêmio de excelência na 15ª Japan Media Arts Festival.

Os vencedores serão anunciados em 27 de agosto, dia do encerramento do festival.
Comentários