15 minutos de fama no Japão

publicado em  

Andy Warhol, famoso cineasta americano da década de 60, disse certa vez que no futuro todos teriam seus quinze minutos de fama. Mal sabia Warhol que gastaríamos cinco minutos discutindo se essas celebridades instantâneas realmente são aquilo que elas passam ser, e outros cinco falando porcarias a respeito dela.

Ao longo dos anos, Dakota Rose (ou Dakota Ostrenga, imagem acima) fez um nome para si na internet. Recentemente, seus vídeos de moda, em que ela da dicas e fala japonês, se tornaram viral e ajudou a jovem a estabelecer uma carreira no Japão. Ela agora está aparecendo em uma série de comerciais para o jogo social The Rage of Bahamut.

Sempre que alguém ganha fama instantânea no Japão, os usuários do site 2ch começam a procurar a "sujeira por trás da celebridade". É como se eles tivessem revoltados com o "sucesso repentino" da pessoa em questão. Eles começam a procurar fotos embaraçosas ou imagens com namorados, o que pode custar a carreira de alguém famoso no Japão. Enquanto no Ocidente as celebridades podem cometer loucuras, no Japão isso pode prejudicar muito a imagem de alguém que está na mídia.

A revolta dos internautas se voltou agora contra Dakota Rose.

Vivemos em um mundo digital. Nele, podemos ter a aparência que quiser, alterando fotos que colocamos em nossas redes sociais. Durante décadas, modelos e estrelas de Hollywood utilizaram truques fotográficos para ter uma aparência melhor (e ainda fazem isso). Muitas vezes as alterações nas fotos se confrontam com a realidade. Recentemente surgiram tópicos no site 2ch comentando sobre a estreia de Dakota Rose na TV japonesa, os usuários começaram a dizer que ela não se parecia em nada com seus vídeos do YouTube. "Fomos enganados", escreveu um.

Outra denúncia é quanto a idade de Rose, na TV ela afirma ter 16, porém, um relatório policial a coloca na faixa dos 19 anos. Se o relatório da polícia estiver certo, ela estaria se aproveitando da obsessão dos japoneses por juventude. Na mídia japonesa, quando alguém mente a idade, a sua imagem é manchada.

Mas o pior não é nem os retoques nas fotos, nem a idade falsa, mas sim um dos vídeos que ela publicou no passado, quando tinha entre 15 e 16 anos. Neste vídeo ela e sua irmã fazem insultos ao povo chinês.

Uma ou duas décadas atrás, você poderia se reinventar, sem deixar vestígios de sua antiga personalidade, durante seus 15 minutos de fama. Mas em um mundo onde o real é virtual, e o virtual é real, esses dias chegaram ao fim.

Dakota Rose no comercial do jogo The Rage of Bahamut:

Comentários