O sucesso do Nico Nico!

publicado em  

Nico Nico é um site que transmite imagens ao vivo na internet, assim como uma emissora de televisão. O site é um enorme sucesso no Japão, e vem atingindo um rápido crescimento. Nele podemos ver vários tipos de programações exclusivas, desde filmes a jogos de shogi (jogo de tabuleiro japonês). Isto, combinado com a interação do público, tem sido a receita para o sucesso.

Nico Nico era um site em que os usuários podiam publicar seus próprios vídeos, assim como o YouTube. Mas em 2007, ele iniciou sua própria produção e começou a transmitir programas originais, reforçando assim a sua presença como um meio de comunicação. O site também exibe cerca de 150 filmes, incluindo os da saga "Harry Potter".

Como o Nico Nico está produzindo mais conteúdo, a adesão está se expandindo constantemente. Alguns estimam que cerca de 80% da população japonesa, com idade entre 20 e 30 anos, estão registrados no site. Os meios convencionais, tais como a NHK, a Fuji TV e a TV Asahi, levados pelo impulso do Nico Nico, estão desenvolvendo uma série de projetos em conjunto ao site.

Seiji Sugimoto, presidente da Niwango Inc., a empresa que administra o Nico Nico, disse: "Nós fornecemos uma maneira em que todos possam desfrutar de um programa juntos".

O site Nico Nico costumava ser um "viveiro de violação de direitos autorais", onde os usuários postavam vídeos não autorizados. O presidente da empresa lutou para legitimar o site, assegurando assim "a liberdade". A empresa assinou um acordo de licenciamento global com a Sociedade Japonesa de Direitos dos Autores, Compositores, Editoras e Gravadoras, onde o site paga numa taxa para usar o conteúdo, ao invés dos telespectadores.

É bom lembrar que o site Nico Nico também foi o responsável pela popularização da Hatsune Miku.
Comentários