Japoneses mais instrospectivos

publicado em  

Na maioria das sociedades, os jovens são mais globalizados que seus pais. Eles conseguem facilmente quebrar as barreiras culturais e linguísticas e expandem seus horizontes para além dos limites de suas terras natais. No Japão encontramos o inverso disso.

Os japoneses mais velhos são mais internacionalizados que os mais jovens. A explicação é que muitas pessoas na faixa dos 70 anos cresceram quando o país estava se recuperando da guerra e lutando para se recuperar com a ajuda dos "países avançados", nesta época foi fundamental aprender com o mundo exterior.

Em contrapartida, os japoneses mais jovens são mais introspectivos. Educados em um país que ocupa boa posição nas tabelas de riqueza e tecnologia, e o primeiro em infraestrutura e higiene urbana, os jovens se sentem confortáveis em ficar em suas casas. Na internet eles podem encontrar vídeos e músicas estrangeiras, que suprem o desejo de ver terras e povos diferentes. Uma pesquisa recente revelou que a maioria dos jovens prefere não trabalhar no exterior.

Consequência disso, poucos japoneses tem capacidade para comunicações internacionais. E aí não se trata apenas do aprendizado da linguagem, mas sim da capacidade de interagir com os outros. Eles não sabem se expressar de uma forma que cause uma boa impressão sobre eles, algo que chamamos de "habilidade para ganhar e influenciar pessoas".

O Japão sofre do que poderíamos chamar de perda de voz. Ao assistir uma conferência ou seminário em Tóquio, que reúna japoneses e estrangeiros, podemos notar que a maioria dos participantes japoneses são filiados de organizações estrangeiras.

Não existe solução simples para que o Japão recupere sua voz. A ascendência do elemento "doméstico" sobre o "internacionalizado" é algo que parece estar enraizado em seu sistema educacional. A tendência é do país se encontrar cada vez mais isolado, caso essa questão não seja devidamente tratada.
Comentários
Anônimo  

ajude o toonami a voltar no brasil

https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dGc2ajNrcDJvdXl4R1g4NXhrYmUzMFE6MQ

Contamos com a participação de vocês =D – Obrigado!


Leia mais em: Toonami: audiência do bloco aumenta em sua segunda semana | Anime, Mangá e TV – ANMTV http://www.anmtv.xpg.com.br/toonami-audiencia-do-bloco-aumenta-em-sua-segunda-semana/#ixzz1xpb2yPjP

e lembre-se passe esse link pra frente