Homossexualidade no Japão

publicado em  

A maioria das pessoas que se interessam pelo Japão através dos animes acaba tendo uma visão muito errada da realidade japonesa. O Japão, longe do que é mostrado nos desenhos animados, é um país muito conservador e preconceituoso. Como por exemplo, a homossexualidade, que recorrentemente aparece em personagens de anime, lá esse tema é varrido para debaixo do tapete.

No Japão não existe tanta violência contra os homossexuais como no Ocidente, porém uma forma tranquila de intolerância também não é um problema? Nota-se que lá a discriminação ocorre, mas é escondida por baixo dos panos. Mas diferente daqui, a sociedade não discute o preconceito, então isso também não seria uma forma de violência?

Muitos aspectos da sociedade japonesa estão centrados em torno do casamento. Muitas vezes os trabalhadores japoneses perdem seus empregos ou promoções porque "não se estabeleceram", ou seja, não constituíram família. Segundo uma pesquisa recente feita pelo governo japonês, mais de 60% dos homossexuais japoneses se sentem afastados ou isolados dos demais por causa de sua orientação, e 36% chegam a considerar o suicídio.

Enquanto vários personagens LGBTs não retratados na mídia, a maioria dos homossexuais do Japão continua a manter suas orientações em segredo. A realidade é que a população japonesa não se sente confortável para falar sobre a diversidade sexual. Tanto que por lá, os programas de prevenção contra HIV são muito escassos.


Clique aqui para ver uma tirinha que ilustra isso.
Comentários
Anônimo  

Gente to chocado ''/ um pais tao rico e prospero, mas conservador doentil. Evoluiram economicamente mas estao atrasados no quesito seres humanos.

Anônimo  

que maravilha o sujeito perder seus empregos por não constituir familia....vagabundo não merce emprego não.rsrsrsrsrrs

Anônimo  

Fiquei ainda mais interessado em ir para o Japão depois de ler isso. Estou cansado de ouvir sobre os direitos dos homossexuais e outras barbaridades que a maioria das pessoas chama de "evolução ideológica".
Podem me crucificar se quiserem, mas eu sou terminantemente contra qualquer relação homossexual e tenho milhares de motivos para isso. Mesmo assim, não acho que ignorar o assunto seja a solução. Homossexualismo é um problema, e como todo problema, ele deve ser tratado e não ignorado.
Sobre a questão dos animes, é óbvio que é tudo muito romantizado, mas vcs estão enganados se acham que não fica perceptível o caráter reservador do Japão.

Rodolpho Goncalves  

Não sei se vocês sabem, mas tudo isso é influencia do ocidente.. Na época dos samurais, o homossexualismo era a coisa mais normal do mundo. Alguns até acreditavam que não era bom homens ter relações com mulheres por elas roubarem as sua energias. O que era tabu virou normal e o normal virou tabu. Sad!