O Mundo Perdido

publicado em  

No começo do século XX uma expedição liderada pelo professor Challenger chega às florestas da América do Sul. Porém, durante um terremoto, os aventureiros acabam ficando presos em um platô. A partir de então o grupo tenta encontrar uma saída, ao mesmo tempo em que descobrem as maravilhas desse “Mundo Perdido”.
Baseado no livro “The Lost World” de Arthur Conan Doyle (criador do Sherlock Holmes), o desenho animado intitulado “O Mundo Perdido” estreou em novembro de 2011 no Brasil.

Em pleno centenário do lançamento do livro (que foi originalmente publicado em 1912), a história de “The Lost World” ganha um tom mais infantil com a inclusão de um personagem criança: Billy. O desenho animado produzido em 2000 pela francesa Vivatoon não conseguiu grande repercussão, porém sua história é muito bem contada, além de ser muito bem produzido.

Por que assistir?

“O Mundo Perdido” é um verdadeiro achado, é muito difícil uma obra ser adaptada em desenho animado e manter sua essência. A história original é famosa tanto pelas aventuras em meio a dinossauros e civilizações perdidas, quanto aos elementos antropológicos, como a descoberta e estudo de novas culturas. O desenho mantém todos esses elementos, e apesar de algumas mudanças, como a inclusão de novos personagens, a essência de Doyle continua lá em cada episódio.

Quem leu o livro, ou assistiu a série que ficou popular no Brasil no começo dos anos 2000 quando era exibida pela Rede Record, irá notar algumas diferenças, tanto na história como nos personagens. O grupo agora conta com 5 pessoas: o professor Challenger (que virou um homem grande e musculoso), o professor Summerlee, Roxton, Molly e seu filho Billy. Molly entrou na expedição principalmente para encontrar seu marido, que também está perdido no platô. Os aventureiros acampam perto a uma aldeia de descendentes incas, os Ayaras, e durante os episódios eles tentam encontrar alguma forma de sair do platô, enquanto estudam a cultura desse povo. Billy encontra uma amiga na aldeia, a pequena princesa Mina.

Curiosidades

A história de “The Lost World” vem sendo recontada há 100 anos. O primeiro filme foi produzido em 1925, ainda na época do cinema mudo. Uma curiosidade que poucos sabem, é que essa história já virou mangá em 1948, pelas mãos de Osamu Tezuka. A adaptação mais popular foi sem sombra de dúvidas a série para TV, que no Brasil foi exibida pela Rede Record e posteriormente pela RedeTV!

Aonde assistir?

"O Mundo Perdido" está sendo exibido na TV Brasil, todas as quartas às 19 horas, atualmente em seus episódios inéditos. O desenho animado possui 26 episódios, e sua classificação é livre. Para os que se interessarem, recomendo também o livro que o originou.
Comentários