A Pedra dos Sonhos

publicado em  


Se você tem um pouco mais de 20 anos de idade, com certeza irá se lembrar de um desenho animado que fez muito sucesso no país na década de 90, e que marcou uma geração que cresceu assistindo a bons programas da TV Cultura. Ambientado num mundo onde sonhos e pesadelos se confrontam numa eterna luta do bem contra o mal está a sinopse de A Pedra dos Sonhos, desenho que com certeza marcou a infância de muitos, assim como a minha.

A HISTÓRIA

Em um mundo alternativo existe uma luta entre o bem e o mal, de um lado o pacífico Senhor dos Sonhos, já do outro Zordak, o terrível Senhor dos pesadelos. O Senhor dos Sonhos vive numa vila habitada por Noops, uma espécie de coelhos peludos com chifres, que são trabalhadores e pacíficos, e nosso velho mago é responsável por dar noites agradáveis a seus vizinhos. Portanto todas as noites ele usa a Pedra dos Sonhos para emitir bons sonhos para o mundo inteiro.

Mas do lado escuro do planeta, mais precisamente na Montanha da Maldade, vive Zordak, um monstro de dar medo em qualquer um, e que controla os pesadelos. Seu desejo é conseguir roubar a Pedra dos Sonhos, para assim conseguir mandar seus pesadelos para o mundo inteiro.

Do lado do Senhor dos Sonhos estão dois Noops: Rufus (um garoto desajeitado) e Ambarina (uma menina muito meiga e prestativa). Albert, uma espécie de metade cão metade peixe, que é uma espécie de mascote do Senhor dos Sonhos. E claro, não podia esquecer os Wuts, uma espécie de planta que vive numa parte misteriosa da floresta e que criam frascos com um líquido de bons sonhos, qual é colocado na Pedra para emiti-los durante a noite, e que podem voar em cima de folhas.

Já do lado de Zordrak, o senhor dos pesadelos, está o exército de Trolhas (soldados poderosos com narizes grandes, porém não muito inteligentes) e o cientista Biruta (que sempre criava algo para ajudar os Trolhas a roubar a Pedra dos Sonhos).

Cada episódio tinha basicamente a mesma ideia central: Zordrak instrui seus subordinados à roubarem a Pedra dos Sonhos, para que assim ele possa destruí-la, porém sempre os planos falhavam.

PERSONAGENS

Senhor dos Sonhos: é o chefe do conselho dos “fazedores de sonhos”, responsável por mandar sonhos bons através da Pedra dos Sonhos, expulsou Zordrak deste mesmo conselho, tanto que os dois são inimigos desde então.

Albert: é uma espécie de mascote do Senhor dos Sonhos, um tipo de animal metade cão metade peixe, que flutua. Dizem que o Senhor dos Sonhos viu Albert em um de seus sonhos e gostou tanto que o tornou real.

Rufus: Um Noop atrapalhado, que se tornou assistente do Senhor dos Sonhos após perder seu emprego numa fábrica de velas. Ele é corajoso e gosta muito de seus amigos. Ele é o personagem principal da série!

Ambarina: é a melhor amiga de Rufus, a princípio trabalhava numa padaria, porém logo também se tornou assistente do Senhor dos Sonhos. Ela não tem muita paciência, porém é muita corajosa.

Pildit: O líder dos Wuts, aliado do Senhor dos Sonhos. Ensinou Rufus e Ambarina a usar as folhas voadoras.

Zordrak: o vilão da história, uma criatura gigantesca. Vive sentado num trono, ordenando seu exército e os punindo por não atingirem seu objetivo. Antes era um “fazedor de sonhos”, porém foi expulso do conselho, e desde então se tornou uma criatura má, querendo se vingar de todos. É o líder supremo da Terra dos Pesadelos.

Biruta: um cientista louco com pele verde, cabelo rosa e sobrancelha laranja. Odeia os Trolhas e deseja um dia conseguir acabar com Zordrak e obter seu trono. Suas invenções para tentar roubar a Pedra dos Sonhos sempre são a base da força muscular dos Trolhas.

Sargento Verruga: o chefe dos Trolhas, é o encarregado de roubar a Pedra dos Sonhos. Tem os soldados Nug e Frizz o auxiliando em suas missões. Assumiu como comandante após seu antecessor ter virado comida de tubarões (patolas) no primeiro episódio.

Frizz: um Trolha muito covarde.

Nug: um soldado Trolha que não é tão burro, ele das boas ideias, que são sempre pegas pelo sargento Verruga e tidas como dele.

Agorríveis: nuvens roxas que levam os pesadelos, porém são repelidas pelo poder da Pedra dos Sonhos.

Zarag: irmã de Zordrak, apaixonada pelo Senhor dos Sonhos.

Patolas: uma espécie de tubarão cruzado com serpente, que vive num fosso e se alimenta de Trolhas que desobedeceram Zordrak.

CURIOSIDADES

A Pedra dos Sonhos (The Dream Stone no original) é um desenho animado inglês, produzido de setembro de 1990 a março de 1995, criado por Michael Jupp.  A série teve um total de 4 temporadas, cada uma contendo 13 episódios (52 no total), porém no Brasil apenas 2 temporadas foram exibidas, e posteriormente alguns episódios lançados em DVD.

A animação foi produzida pelos estúdios Filmfair (inglês), este que em 1996 foi comprado pela Cinar (canadense), que hoje é conhecida como Cookie Jar Entertainement (nome que vemos nos créditos de diversos desenhos exibidos atualmente na TV).

Sua trilha sonora foi interpretada pela Orquestra Filarmônica de Londres. E a canção tema do desenho foi interpretada por Mike Batt. Porém, quem da voz a música no disco com a trilha sonora é Ozzy Osborne.

TRAJETÓRIA NO BRASIL

Primeiramente foi exibido na TV Cultura, e mesmo com exibição restrita de um canal educativo o desenho conseguiu atingir um grande sucesso. Tanto que logo depois foi comprada pela Rede Record, porém nesta nova exibição a série não obteve o mesmo êxito.

CRÍTICA

A Pedra dos Sonhos marcou uma geração que assistia a bons desenhos, produzidos sem tanto apelo comercial, e sim feitos para passar uma boa história. Diferente de alguns desenhos que hoje são produzidos apenas para vender produtos, A Pedra dos Sonhos trazia magia e que com certeza ajudou a construir o caráter de muitos que hoje são jovens ou adultos.

Infelizmente a série foi cancelada sem ter um final conclusivo, nunca saberemos se Zordrak conseguiu roubar a Pedra dos Sonhos e a destruiu, se ele foi destruído, ou se passou para o lado do bem... Mas a série com certeza ficará na memória dos fãs, que guardarão com carinho a magia da Pedra dos Sonhos.
Comentários