Pirataria ajuda na venda de DVDs de anime?

publicado em  

Você provavelmente já ouviu falar que a pirataria é suja e que os fansubs arruínam a indústria anime. Segundo o que dizem, cada vez que você faz um download de um episódio da sua série japonesa preferida um gatinho morre, além disso, um animador japonês deixa de alimentar um de seus filhos...

No entanto, um estudo recente feito no Japão sugere que algumas formas de "visualização de animes ilegais" podem de fato ajudar na venda e aluguel de animes! O estudo monitorou a venda de DVDs e os valores de aluguel de 105 episódios de diversas séries de televisão. Comparando com os downloads dos episódios em um site de compartilhamento e a exibição deles no YouTube.

O estudo constatou que visualizações no YouTube não afetaram negativamente as vendas e aluguéis dos DVDs. Porém, foi constatado que os downloads atrapalharam sim na locação dos DVDs, mas NÃO nas VENDAS!

O estudo abrangeu apenas o mercado japonês, o que torna as informações um pouco limitadas para usar no nosso mercado. Porém, podemos chegar a conclusão de que as visualizações no YouTube incentivam o aluguel ou compra para melhor visualização. Já no caso dos downloads, o aluguel se torna inútil uma vez que a pessoa já possua os episódios, porém os DVDs geralmente trazem extras, brindes, novas cenas, o que impulsiona a venda.

No entanto, as coisas acontecem de uma forma bem diferente aqui do outro lado do Oceano. Aposto que se um estudo desses fosse realizado no Brasil, os resultados seriam bem diferentes... ou não.
Comentários
Anônimo  

Sériam infelizmente apesar que eu mesmo tendo acesso aos mangas da minha série favorita na internet, estou comprando os volumes mensais lançados por aqui para ter eles em mãos além do computador e relendo com muita empolgação :D

Goku de Tres Pontas  

Eu concordo que a pirataria ajuda na compra e aluguel de animes no caso do Yu Tube, mas no caso dos downloads só atrapalha. isso por que o Yu Tube acaba sendo um forma de amostra grátis, e para a pessoa ver o anime completo vai ter que adquirí-lo de outra forma.

Edmilson JrK  

Tenta adquirir no Brasil ele legendado sem nenhum tipo de censura em tempo semelhante ao que é disponibilizado nos downloads, se tivesse dessa forma, com a mesma qualidade que eu baixo toda semana e por 1 dolar por exemplo eles já ganhariam muito mais e eu veria meu anime sem os problemas brasileiros.