O fim dos mangás - Começa o massacre em Tóquio!

publicado em  

Seria o fim dos mangás? A tão comentada "lei anti otaku", recém aprovada em Tóquio, está dando o que falar. E para o desespero dos "especialistas" que disseram que a lei não faria a menor diferença para o mercado de animes e mangás, o buraco parece que é muito mais embaixo! Leia está matéria baseada num depoimento do famoso blog japonês 2ch, e entenda o caso:

No Japão, geralmente as lojas de conveniência e banca de revistas, que vendem material adulto (pornô), tem uma prateleira específica, com letreiros e indicações, separadas para que menores sejam proibidos de visitá-las. A mesma coisa acontece em lojas de DVDs, e assim por diante. Muitas vezes esses produtos têm uma área específica fora da loja, ou algo do tipo.

Porém essa semana algo bem atípico aconteceu em uma famosa loja de Tóquio. Veja uma foto de algumas semanas atrás da prateleira para maiores de 18 anos:

Agora, após toda a polêmica da "nova lei", veja o que fizeram com a prateleira para "maiores":

E porque isso é ruim? Porque é censura, simples assim! Praticamente todos os mangás (inclusive a revista Young Jump) estão sendo colocados na prateleira de adultos! Isso é péssimo para o mercado, pois quanto menos forem vendidos, menos será investido. Seria esse o fim dos mangás?

Vamos ao depoimento do 2ch:
"Eu parei em uma loja de conveniência em Tóquio, perto de onde eu trabalho em Yokohama.
Tóquio é como outro universo agora, com a proibição parece que todos oa mangás serão aniquilados.
Antes, nas lojas de conveniência em Yokohama, e aquelas perto da minha casa, a revista Young Jump era colocada ao lado de revistas de viagens. A parte adulta era só para revistas pornográficas, como a Kairakuten.
Mas agora, quando vi as prateleiras em Tóquio, foi como se eu fosse sugado para algum mundo paralelo e estranho... Enfim, o mangá vai desaparecer agora, não é? Eles nunca vão ganhar dinheiro assim!"

Veja a opinião dos leitores do blog 2ch, que moram no Japão:
"O que? Porque esse tido de mangá está na seção adulta? Eles não têm sexo ou violência... é só uma revista de mangá inocente. Isso não pode ser sério..."

“A multidão que é a favor da censura obriga que todos os mangás que não são destinados a todas as idades, que sejam vendidos como 18+. Neste ritmo, até a Jump está em perigo..."

"Eu ouvi falar que editores estavam tentando criar uma categoria 15+, mas Tóquio se recusou a permitir isso. Suponho que isso seja verdade."

"Por um momento eu senti o desespero total, mas depois eu fervia de raiva. Títulos que não tem apelo sexual estão sendo forçados a entrar na parte adulta, como revistas pornôs."

"Raika Days tem como protagonista uma garota na escola primária, por que foi colocado na seção 18+?"

"Os critérios de censura são totalmente ambíguas, para eles todos os mangás para maiores devem ir pra seção adulta."

"Todos os mangás, e tudo mais, agora tem de ser rotulado como 18+... Eu quero chorar, isso é uma tragédia".

Isso tudo parece que veio para dar um banho de água fria naqueles que achavam que o impacto seria menor. Todos os mangás que não são considerados "para todas as idades" estão sendo incapaz de ser vendido, ou até olhado, por menores de 18 anos.

Nenhum tipo de censura é boa, por mais que pareça o certo a se fazer. E o pior de tudo é que alguns acreditavam que seria apenas uma "classificação etária". Classificação etária era o que tinha antes, agora com os mangás colocados em lugares que menores de 18 anos não podem entrar, será que produzir continuará sendo rentável?

Twitter: @cxnoticias
Comentários
Anônimo  

iSHIThara ferrando o delicado mercado de mangás.

megurine  

FERROU GERAL!!! Nossa não sabia que a coisa ia ficar tão TENSA assim D8

Jordashe  

TENSO os mangas vao ser eliminados dessa alguel tem de fazer alguma coisa logo sero os animes e será o fim dos animes e mangas, porque isso porque?!?!

Anônimo  

:f

Anônimo  

:f:f:f:F

Anônimo  

http://lh3.ggpht.com/_7wsQzULWIwo/S6z7kWgRFeI/AAAAAAAAC88/2jjlfg01MIA/s800/emoticon-0104-surprised.gif

Anônimo  

Como assim? Mangás como Digimon só vai poder sem comprado por mairoes de 18!?

Onde vamos para...?

Hachiro  

CARALH*!!!!!!

Até Raika Days entrou nisso,é o fim do mundo ¬.¬

Michel  

Não, alguns mangas ainda estarão no lugar certo e não se preocupem pessoal. Se tem uma coisa que o governo de qualquer país não quer é perder dinheiro e nos ritmos como as coisas estão...

Assim que alguns figurões notarem que um dos principais produtos de consumo dos japoneses está indo para uma recessão economica, logo logo o idiota criador dessa lei vai suar frio.

Anônimo  

Nossa, que horror.
Espero que o cara que criou essa lei morra!

Anônimo  

Ele já está sofrendo uma certa repressão, todos os trabalhos literários dele que possuem conteúdo erótico estão sendo transformados em mangás.

Anônimo  

Esse mundo tá indo pelo ralo.

Anônimo  

:f adoro mangás, tomara TOMARA MESMO que essa lei de meia tigela não chgue ao brasil...

Anônimo  

Cara isso naum existe que merda eles tem na cabeça po onde agente vai arrumar os melhores mangas agr q essa palhaçada começo

Edu  

Qual é o problema, faça como muitos adolescentes fazem por aí pra comprar Playboy encontra um estranho qualquer e pedir pra ele comprar pra você.

Lula  

Se eles querem vender como 18+ algo que não é pra tal classificação etária existe sim, uma censura completamente desnecessaria. O mangá já não é algo bem visto no Japão (embora aqueça a economia de lá) e a idéia é torna-lo ainda mais "vulgarizado" pela sociedade japonesa. Conhecemos bem a educação severa implantada por lá e acredito eu que não seja que nem aqui no Brasil em q vc vai na banca tendo 12 , 13 anos pega uma playboy ou um livro 18+ que seja e o rapaz da banca simplesmente nem se liga.Sem falar que os pais vão olhar com muuito mais receio e não, não vão mais aceitar "tal tipo de perversidade em suas casas".
Não sei até que ponto essa lei vai prejudicar na venda de mangás, mas se ela foi aprovada em Tóquio (onde se concentra o maior numero de japoneses) e segue para outras cidades como Osaka pode ter certeza que algum prejuízo haverá =/.

Angemon(junior)  

Essa lei ta uma merda nakela partileira adulta eu vi One Piece nos animes la CDZ Mangas vai acabar se continuar assim a prova disso eh que os maiores criadores de mangas estao em greve assim os mangas(tbm anime)que sao as maiores riquezas do japão vai acaba

Anônimo  

FUDEU NEGADA!!!

VAISEFUDEGORVENADORDOJAPAO!SEUGAY!  

MERDA ELE ´E UM BABACA BABACA E EU QUE QUERIA VER A SAEKO EM UMA SEGUNDA TEMPORADA NAUM VO PODE VE POR CAUSA DESSA LEI DESSE FILHO DA PUTA GAY DO CARALHO

VAISEFUDEGORVENADORDOJAPAO!SEUGAY!  

ESSE IDIOTA TEM Q MORRER

Anônimo  

Se eles continuarem assim, eles vão perder muita grana, pq os mangás são uma das principais importações do Japão.

Anônimo  

eles vão perder dinheiro d+ e vão parar essa lei é simples

Anônimo  

Olha se proibirem lá pode até ser que importem mais para cá http://lh5.ggpht.com/_7wsQzULWIwo/S6z9DcebxfI/AAAAAAAAC9Y/Xew2m0j1B9I/s800/emoticon-0130-devil.gif mas do mesmo jeito FUDEU http://lh5.ggpht.com/_7wsQzULWIwo/S6z8FBbw3UI/AAAAAAAAC9A/8iSol6bUSDk/s800/emoticon-0106-crying.gif

Anônimo  

Tomara que não proibam os animes:n

Anônimo  

http://lh4.ggpht.com/_7wsQzULWIwo/S6z7kDXfZsI/AAAAAAAAC80/JrDuueBH-mE/s800/emoticon-0102-bigsmile.gifhttp://lh5.ggpht.com/_7wsQzULWIwo/S6z9DcebxfI/AAAAAAAAC9Y/Xew2m0j1B9I/s800/emoticon-0130-devil.gifhttp://lh6.ggpht.com/_7wsQzULWIwo/S6z9DpaPbrI/AAAAAAAAC9c/M74FsmQxqrw/s800/emoticon-0133-wait.gif

Anônimo  

:f

nosferatualucard  

meus olhos sangram com tau lastima que vejo.e eu me pergunto esse mundo ainda tem sauvação ?

Julia Bragança  

Essa lei e orrivelllll...odiei...esse povo devia i pra puta que pariu...se eu encomtra ele eu o mato..."Vai pro caralho seus merdas".