Para-Para

publicado em  

Olá Como vão meus queridos alunos? Como passaram o natal? A Sensei aqui não pode aparecer durante essa época mas agora estarei prosseguindo com as aulas (enquando puder), para mante-los bem informados ^^.

A aula de hoje será sobre Para-Para
O que é Para-Para?
Para Para (Também conhecido como "Para-Para" ou "Para Para") é uma dança japonesa popular solo. Diferentemente de dança de clube e danças de festas rave, ela é mais específica, com movimentos predeterminados para cada música, e todos fazem os mesmos movimentos ao mesmo tempo, assim como danças sincronizada.

Acretida-se que o Para Para começou a existir na década de 1970, porém não tendo conseguido muito destaque fora do Japão até recentemente. Hoje, a dança Para Para é conhecida mundialmente, mas principalmente na Borda do Pacifico.

Descrição
Seu nome veio de foma interessante, Muitos dizem que a dança foi criada porque os jovens estavam cansados dos movimentos e da música disco. Nesse período boates estavam introduzindo um ritmo chamado "Eurobeat" que tinha uma batida mais rápida. Em cima disso começou a ficar mais difícil conciliar os movomentos das mãos com os pés e assim começou a nascer uma dança que no futuro se chamaria "Para-Para".

Como no "breakdance", alguns jovens também se encontravam para fazer uma "disputa" de coreografias de Para Para, e o nome começou a ficar popular, pois alguns jovens começaram a treinar e criar coisas em casa e os pais diziam: "- Lá vai o(a) garoto(a) danças o Para Para." O Porquê do nome é que os japoneses, ao contarolar as músicas, diziam "Parapaparapaparara", semelhando ao ocidente "Lalalálala".

Essa foi uma das hipóteses que fez da dança um sucesso no Oriente. Começaram então a ser criadas as coreografias oficiais, denominadas "rotinas". Alguns clubes de dança juntavam alguns dançarinos e gravavam em vídeo as rotinas para serem entregues na noite em que o clube tocava "Eurobeat".

Assim sendo a música começou a contagiar muitos artistas que faziam sua versão eurobeat para que criassem uma rotina pra música deles. Até esse ponto não havia meios de se encontrar as coreografias de Para-Para nas lojas. Nessa idéia começou a divulgação mundial da dança.

Algumas produtoras começaram a escolher grupos de dançarinos "profissionais" para lançar os vídeos que todos podiam ter. No Japão, por exemplo, até figuras infantis conhecidas, como Hello Kitty e a tuma do Mickey dançam Para Para. Então a dança começou a invadir o Ocidente devido ao crescente número de culturas introduzidas nos países do Ocidente (como o Anime, Mangá, filmes como "O Grito" e "O Chamado").

Na próxima aula vocês verão Para-Para no Brasil e um video de Para-Para! Não percam!!
Comentários