O que é Otaku?

publicado em  

Olá!
Bom primeiramente eu quero me apresentar, sou a Shinigami que apartir de hoje serei sua sensei, estarei aqui de agora em diante explicando para aqueles que conhecem algumas palavras no Universo Otaku e simplesmente não conhecem ou desconhecem a origem de seus significados. E para começar nada melhor que já conhecer então o verdadeiro significado da palavra OTAKU! ^^
Vamos então iniciar a aula de hoje!! xD
Fãs de anime
Com o crescente sucesso dos animes, surgiu pelo mundo uma comunidade de fãs que se tornaram conhecidos como otaku. O próprio termo é alvo de discussões, pois no Japão o verbete possui conotação pejorativa. Muitos dos espectadores de anime não se consideram otaku, preferindo fugir do rótulo controverso.

O que é Otaku?
Otaku é um termo usado no Japão para designar um fanático por um determinado assunto, qualquer que seja. No imaginário japônes, a maioria dos otakus são individuos com tendência a se isolar socialmente, que se atiram de forma obsessiva a um hobby qualquer, chegando em seu ápice a apresentar sintomar de fobia social e de comportamente esquivo.
No odidente, a palavra é utilizada como uma gíria para rotular fãs de animes e mángas em geral, em uma clara mudança de sentido em relação ao idioma de origem do termo. Muitos membros da comunidade acham o termo ofensivo por não concordarem com a distorção de sentido do mesmo e se recusam a serem chamados assim. O termo é normalmente utilizado apenas dentro da comunidade de fãs de anime e mangás e de falantes do idioma japonês, sendo portanto desconhecido para o grande público.

No Japão
A palavra otaku em japonês é, originalmente, um tratamento respeitoso na segunda pessoa (em japonês: ??, ? lit. seu lar). O humorista e cronista Akio Nakamori observou que a palavra era muito utilizada entre fãs de animês e a popularizou por volta de 1989, quando a utilizou em um de seus livros. Este livro, M no jidai descrevia um assassino em série que se descobriu ser obcecado por animês e mangás pornográficos, e que recriava as histórias estuprando jovens garotas. A história foi inspirada em um assassino real, Tsutomu Miyazaki. Na época, criou-se um grande tabu em volta do termo e ele passou a ser usado de forma pejorativa para designar qualquer indivíduo que se torna obcecado demais em relação a um determinado assunto.
*anime otaku (animação japonesa)
*manga otaku (histórias em quadrinhos)
*pasokon otaku (computadores)
*gemu otaku (videogames)
*tetsudo otaku (miniaturas, como trens de brinquedo)
*gunji otaku (armas e coisas militares)
*auto otaku ou jidosha otaku (carros, em especial os kei-jidosha e demais modelos destinados ao mercado interno japonês)
Pode-se associar os otaku aos hikikomori quando a obsessão por um determinado tema atinge o seu ápice, culminando no isolamento do indivíduo em relação àquilo que não tem relações com o tema em questão e gerando os problemas psicológicos que caracterizam um hikikomori.

No ocidente, uma palavra com um sentido próximo seria maníaco ou fanático. As palavras maniakku ou mania (do inglês maniac) também são usadas do mesmo modo para pessoas que tem muito interesse, mas de uma forma mais amena e saudável: anime maniakku, gemu mania, etc. Este uso seria equivalente à palavra fã no ocidente.


Bem e por hoje é só pessoal, amanhã continuaremos a nossa aula sobre o significado do termo da palavra Otaku, por isso não faltem a aula!! u.u
Ja né!! ^^
Comentários
Kingdon Hearts  

k bom intaum todas as duvidas vamos tirar com vc

Henrique  

eu so um Otaku a um tempo e todos dizem que para ser Otaku tem q conheçer pelo menos 3 animes (eu naum me importo afinal conheço uns 10 animes) se alguem consiguir tira minha duvida por favor !!!!!!!!!

Anônimo  

Sensei, não dá pra por umas imagens pra ilustrar seus posts?