El Hazard

publicado em  

El Hazard

"Vamos para a terra desconhecida!...” Você se lembra dessa frase? Se sim, você também foi uma das pessoas que acompanhavam nas calorosas tardes da emissora Bandeirantes, o Band Kids. O programa que pegou o guincho do sucesso de Dragon Ball Z nas tardes da emissora, assim trazendo outras franquias nipônicas, vamos falar agora de El Hazard, anime responsável pela frase que iniciou essa minha resenha.

Shinpu no Senkai El Hazard, ao pé da letra Mundo Magnífico El Hazard, e para nós só El Hazard, é um anime produzido em 1995 pela AIC em parceria com a Pionner, empresa de produtos eletrônicos no Japão, para essa empresa não bastava simples comercias de TV ou panfletos, para vender tinham que criar animações com “merchans” (vender é a alma do negócio ¬¬). De inicio foram feitos 7 Ovas, e logo depois a série para TV de 26 episódios (nosso conhecido x-) e por fim outra série de Ova.

El Hazard não foi um anime de sucesso no mundo, até porque a fórmula dele não tinha nada demais, em contrapartida servia para mera diversão. Foi exibido na TV Tokyo (Pokémon, Naruto) entre 1995~1996. Podemos dizer que ele é irmão do Tenchi Muyo (outro que passou na Band) e primo de Oh Megami Sama e Onegai Teacher. Vejam se essa sinopse é familiar: “Um estudante japonês do ensino médio, de um dia para outro se vê entre belas garotas* com super poderes (*magas e/ou alienígenas)”.

Foi isso que aconteceu com o chuchu da história (aguado e sem gosto mesmo¬¬) Makoto Mizuhara, estudante/cientista que cria uma máquina sem objetivo nenhum, com auxílio de sua amiga Nanami Jinnai e do professor “manguaça” Masamichi Fujisawa. Porém um belo dia, Katsuhiko Jinnai, irmão de Nanami, perde o posto de presidente do grêmio do colégio por culpa de Makoto, por vingança quebra sua invenção, fazendo com que a mesma comece a pipocar e levá-los ao um mundo paralelo do real.

Neste mundo, denominado El Hazard, o trio do bem, Maskoto, Nanami e Masachimi conhecem a princesa Rune, que os informa que sua nação, a dos humanos, entrara em conflito com a do Império Inseto de Bugrom. Para surpresa de todos, o causador de todo esse alvoroço, Katsuhiko, se torna líder das tropas inimigas, firmando uma aliança com a Rainha Deeva. Do lado do bem está um trio de belas Sacerdotisas Supremas (as que dão graça a série): Shayla-Shayla, Miz Mishtal e Afura Maan, elas possuem a chave para liberar a arma suprema Olho de Deus.

Basicamente é isso que acontece durante a história da TV, com pitadas de comédia, romance juvenil, El Hazard foi ao embalo de Tenchi Muyo, mas não alcançou o mesmo sucesso. Aqui, em terras tupiniquins, a série estreou em meados de 2000 no Band Kids, exibido entre 16h e 18h, com reprises intermináveis, com a extinção do programa, devido Dragon Ball Z ter ido para a Globo, o anime foi para Rede 21 (destino de todos desenhos aposentados da Band). Para falar a verdade o que me atraia no anime era a trilha sonora, muito bem feita pela Dublavídeo, a música era empolgante, parecia que ia começar uma grande aventura, como a própria letra diz, mas você não conseguia ficar acordado até dar o intervalo ¬¬’. O que a molecada queria ver mesmo era DBZ, o resto era distração.

Você pode baixar as séries pela web, e há também o mangá que veio muito depois, editado pela JBC com 6 edições. A história original é de Hiroki Hayashi, e o guia dos episódios que nós vimos na TV é esse:


01- Viagem à terra da aventura
02- Explorando o reino do mistério
03- A princesa encantadora
04- A sacerdotisa solitária
05- O santuário do vento
06- Um jogo arriscado
07- Uma oportunidade de ouro
08- A reunião
09- Casa de ladrões
10- A selva misteriosa
11- O coração inocente de uma criança
12- O castelo do deus demônio
13- O gênio maldoso
14- O lendário campo de neve
15- A história das sacerdotisas
16- O redemoinho de vento
17- O olho de Deus
18- O sequestro
19- O cativeiro
20- Irmão contra irmã
21- Um amor em perigo
22- O desafio mortal
23- A fuga
24- O destino incerto
25- O fim do mundo
26- O sonho eterno

Comentários
pablo  

legal continua com essa animepedia e faz um especial sobre odeath note ou bakugan por favor!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo  

PQ NAO EL HAZARD ESPCIA DE NATAL