Dragon Ball Z: 10 anos de muito sucesso no Brasil!

publicado em  

Neste mês a série Dragon Ball Z completa 10 anos desde sua estreia no Brasil. Em setembro de 1999, numa segunda-feira, estreava nas tardes da Band uma série que iria mudar a história dos animes em terras tupiniquins, um sucesso que sairia das telas da TV e invadiria as ruas, causando uma verdadeira revolução no mercado editorial do país. As aventuras de Goku e os guerreiros Z logo se tornaram “uma febre” entre crianças, adolescentes e jovens Brasil afora, e hoje é o título de anime mais “poderoso” do país.

Apesar de Goku já ter dado as caras em outra emissora alguns anos antes, a primeira temporada de Dragon Ball foi exibida a principio pelo SBT em 1996, a série conseguiu status de “febre nacional” com a temporada Z.

A Band não perdeu tempo, e logo abriu mais espaço para Dragon Ball Z, e graças ao crescimento do mercado editorial (revistas como Ultra Jovem e AnimeDo, que traziam nas capas o “belo rosto” de Goku vendiam como água nas bancas) os animes se tornaram popular. Tanto que a emissora logo criou um programa especifico no canal, batizado de Band Kids.

O sucesso de Goku foi logo almejado pela poderosa Rede Globo, que fez questão de levar essa turma para seu infantil, onde o anime conseguiu atingir recordes de audiência.

Hoje Dragon Ball Z ora ou outra é exibido pelo canal, e continua conquistando mais fãs a cada dia, e ao longo destes 10 anos continua sendo uma das séries mais queridas por toda uma nação (se não a mais querida xD).
Comentários
A.Z.C.  

Gostaria de corrigir um coisa. Saint Seiya (Os Cavaleiros do Zodíaco, no Brasil) ainda é o anime de maior audiência, nenhum outro anime, até hoje, consegui superar (em audiência). Concordo que DBZ teve muita audiência (e a nível mundial superou CDZ). Mas Cavaleiros continua também vivo (e muito vivo diga-se de passagem, a cada um episódio novo) e conquistando muitas pessoas. Também já fui muito fã de DBZ, ainda gosto, mas Cavaleiros é o melhor (e o 1º anime no Brasil).

Bomberman  

CDZ só faz sucesso entre o pessoal das antigas. Não faz sucesso entre a garotada de hoje. DBZ continua fazendo bastante sucesso. Daqui a 5 ou 10 anos, DBZ será uma marca muito mais forte do que CDZ aqui no Brasil. E olha que DBZ nunca foi exibido numa emissora como a Manchete, que de longe era a melhor nisso (sou dessa época). Se CDZ teve vantagem aqui no Brasil, foi por causa da Manchete, apenas isso.
E comparar DBZ e CDZ mundialmente é covardia. DBZ ganha de lavada. Não, não estou querendo ofender os fãs de CDZ com isso. Acontece que DBZ é MUITO forte mesmo. Isso não é demérito para CDZ, de maneira alguma. É que DBZ é o anime mais popular do planeta, natural que tenha essa força toda.